Se tiveste no Grindr ou em outros 'dating apps' provavelmente já viste o termo “bareback” – ou BB para abreviar. Estás aqui, então provavelmente estás a pensar em sexo sem preservativo. Ou, pelo menos, estás curioso. Aqui estão as respostas para tuas perguntas candentes e algumas considerações a serem feitas antes de embarcar no movimento bareback.
O que significa “bareback”?
Significa fazer sexo com penetração sem preservativo.
De onde veio o termo?
Quando o termo apareceu pela primeira vez em meados da década de 1990 na imprensa gay, referia-se ao sexo anal intencional sem preservativo entre homens gays que vivem com HIV. Pouco tempo depois, a definição mudou e foi usada principalmente para falar sobre pessoas com pênis a praticar sexo anal com outras pessoas com pênis sem usar preservativo. Desde então, foi cooptado para se referir a qualquer tipo de sexo com penetração sem preservativo.
Qualquer um pode fazê-lo?
Sim, quem quiser pode.
Quão arriscado é realmente?
Não vamos mentir, é arriscado. Exatamente o quão arriscado é difícil dizer, já que existem muitos fatores que afetam o risco. Estes fatores incluem qualquer coisa, desde quantos parceiros tiveste até se estás a ser ativo ou passivo, e mesmo se estiveres a usar lubrificante suficiente.
O que podemos dizer com certeza é que mais de 1 milhão de DSTs são adquiridas a cada hora em todo o mundo, de acordo com a Fonte Confiável da Organização Mundial da Saúde (OMS). A maioria das DSTs não apresenta sintomas ou sintomas tão leves que são difíceis de reconhecer. Isto inclui o HIV, que pode ser indetectável. (Mais sobre isso daqui a pouco).
Tu ou teu parceiro podem transmitir uma DST sem nem perceber que a contraiu. A menos que pules a atividade sexual em parceria, métodos de barreira, como preservativos, são a maneira mais eficaz de prevenir a transmissão de DSTs. Se abandonares estes métodos, estarás exposto… de mais de uma maneira.
Existem benefícios?
Prazer, para começar! A sensação da pele deles na tua, e a boca e a língua deles, bem, tudo, é bom. Isto é graças ao calor, umidade e fricção. Dito isto, o prazer não deve ser teu único motivador para abandonar os métodos de barreira. O principal benefício do sexo sem preservativo é a sensação aumentada. Muitas pessoas relatam que o aumento do calor e a sensação de contato pele a pele aumentam sua excitação e prazer, embora, isto por si só não seja motivo suficiente para ir sem uma barreira, então, por favor, não deixe um parceiro inseguro penetrar-te, a menos que estejas totalmente consentindo.
Existem alguns outros benefícios potenciais para o sexo bareabck, como vínculo e intimidade. O contato pele a pele e até mesmo o contato com fluidos seminais e secreções genitais têm sido associados à melhora do humor, redução do estresse e depressão e um sistema imunológico mais forte.
Se quiseres tentar, faz isto primeiro
Métodos de barreira, como preservativos, ajudam a prevenir DSTs e gravidez indesejada, portanto, fazer bareback significa um risco maior para um ou ambos, dependendo do tipo de sexo que estás a praticar. Uma conversa aberta e honesta sobre riscos, expectativas e limites antes do bareback é fundamental.
Define as expectativas e discute limites
Para não ser um desmancha-prazeres total, mas se ainda não tiveste a conversa “onde isto vai dar”, agora é a hora de fazê-lo. Defina limites e expectativas com base em tua situação. Embora alguns recomendem que o sexo bareback seja reservado para pessoas em relacionamentos monogâmicos, este pode não ser o tipo de relacionamento certo para ti.
Se for e vocês dois estão comprometidos em não se envolver em atos sexuais bareback com mais ninguém, ótimo. Se o sexo com outros parceiros estiver na mesa, comprometer-se com o uso de preservativo com outros parceiros é a maneira mais segura de praticar sexo bareback com teu parceiro. Depois de acertar tuas “expectativas”, é hora de falar sobre os testes de STI. Sim, mesmo se fores monogâmico.
Testa para DSTs e compartilhe teu status
A menos que nenhum de vocês tenha se envolvido em qualquer tipo de ato sexual, as DSTs são uma possibilidade e uma conversa sobre status e testes precisa acontecer antes de dizer adeus às barreiras. DSTs e cotonetes podem não ser a ideia de conversa de travesseiro sexy, mas é necessário. As infecções não são transmitidas apenas por sexo com pênis na vagina ou pênis no ânus.
Se estás a pensar em fazer sexo bareback, certifica-te de que tu e teu parceiro sejam testados com antecedência e que tenhas te comunicado verbalmente sobre qualquer atividade de alto risco em que tenhas te envolvido recentemente. Todas as ISTs têm um período de incubação. Então, mesmo que tenhas testado negativo recentemente, se estiveres a fazer sexo desprotegido, podes querer fazer dois testes negativos antes do bareback.
Fazer o teste é super importante. Façam isso juntos, e depois vão se divertir. Dito isto, um teste positivo não significa que precisas esquecer permanentemente o bareback. A maioria das DSTs pode ser tratada com um curso de antibióticos, então apenas adie o sexo bareback até terminares o tratamento e teste novamente para ter certeza de que estás limpo.
Se testares positivo para HIV, os preservativos ainda são recomendados por especialistas fora da abstinência, mas o sexo bareback não precisa estar fora da mesa. A terapia antirretroviral (ART) pode ajudá-lo a controlar o HIV e, eventualmente, reduzir tua carga viral o suficiente para ser indetectável. A carga viral é a quantidade de HIV no sangue, muco anal e sêmen. Uma pessoa com HIV indetectável (HIV-U) não pode transmitir o vírus para outras pessoas.
Considere a medicação preventiva
A medicação preventiva está disponível para certas DSTs e outra maneira de fazer sexo seguro bareback. PrEP – abreviação de profilaxia pré-exposição – é um medicamento que podes tomar para prevenir o HIV se estiveres em risco porque não estás a usar preservativos e teu parceiro é HIV positivo ou se tu ou teu parceiro estão a fazer sexo com outras pessoas .
FYI: O HPV é a DST mais comum e se espalha através do contato íntimo pele a pele. Existem diferentes cepas de HPV e quase todos terão pelo menos um tipo durante a vida. Dependendo do tipo, o HPV pode causar verrugas genitais e diferentes tipos de cancro, incluindo cancrocervical, peniano e de garganta.
Avalie quaisquer necessidades contraceptivas
Se a gravidez for uma possibilidade e tu ou teu parceiro não quiserem engravidar, precisarás encontrar um método de controle de natalidade secundário. Tens algumas opções para escolher, cada uma com o próprio custo e eficácia. Um profissional de saúde pode ajudar-te a descobrir qual é o certo para ti. As opções incluem:
- pílulas
- Vacina
- dispositivos intrauterinos (DIUs)
- diafragma
- implante anticoncepcional
- esponja anticoncepcional
- anel vaginal
- espermicida
- método de conscientização da fertilidade (FAM)
- cirurgia, como uma vasectomia ou laqueadura
Nenhum método anticoncepcional é 100% eficaz. É importante pensar seriamente em tuas opções para uma gravidez inesperada ou indesejada.
Se achas que foste exposto a uma DST o que fazes?
Se houver uma chance de teres sido exposto a uma DST, vá a uma clínica ou profissional de saúde para fazer o teste. As DSTs têm janelas e períodos de incubação diferentes e podem não ser detectáveis ou causar sintomas por dias ou semanas. Podes precisar voltar para mais testes. Ainda assim, a detecção e o tratamento precoces podem ajudá-lo a evitar complicações, portanto, não adie. Os sintomas comuns de IST incluem:
- corrimento vaginal, peniano ou retal incomum
- colisões ou feridas genitais
- dor genital ou anal, queimação ou coceira
- dor durante o sexo
- dor ou ardor ao urinar
- dor pélvica
- gânglios linfáticos inchados no pescoço ou na virilha
- febre e calafrios