Jelqing é um exercício de alongamento do pénis. Envolve massagear os tecidos do pénis, esticando a pele para criar “micro-lágrimas” que parecem ingurgitadas quando cicatrizam. Isto supostamente faz teu pénis parecer mais longo ou mais grosso. Mas isto realmente faz diferença? Aqui está o que precisas saber.
Qual é o objetivo?
O objetivo do jelqing é aumentar o pénis. Mas a maioria das “evidências” para jelqing é anedótica. Nenhuma pesquisa existe sobre o quão bem-sucedida esta prática é (ou não). De acordo com algumas das alegações mais duvidosas, jelqing consistente pode ajudar:
⦁ aumentar a circunferência do pénis quando estás flácido e ereto
⦁ aumente o comprimento do pénis quando estiver flácido e ereto
⦁ fazer as ereções durarem mais tempo
Realmente funciona?
A resposta curta? Talvez. Não há ciência ou pesquisa suficiente para dizer com certeza. Aqui está uma breve visão geral de alguma ciência que sugere o que é possível com técnicas de alongamento semelhantes (mas mais rigorosas) ao usar dispositivos de tração:
Um Estudo de 2011 descobriu que o uso de dispositivos de tração pode aumentar o comprimento do pénis em até uma polegada se usado pelo menos 9 horas por dia durante 3 meses.
Uma revisão de 2011 da literatura sobre alongamento peniano descobriu que os dispositivos de tração produziram resultados comparáveis à cirurgia, recomendando dispositivos de tração como tratamento de primeira linha.
Uma revisão de 2013 de estudos feitos em dispositivos de tração descobriu apenas que os dispositivos de tração eram eficazes no tratamento de deformidades do pénis , não tornando o pénis mais longo ou mais espesso.
Um relatório de 2016 não encontrou efeitos significativos dos dispositivos de tração no comprimento ou circunferência do pénis , observando que são necessários mais estudos maiores.
Existem efeitos colaterais a serem considerados?
Jelqing é bastante seguro, desde que não estejas a apertar teu pénis com muita força, com muita frequência ou com muita agressividade. Ser muito agressivo pode rasgar o tecido ou causar danos aos ligamentos que conectam o pénis à pélvis. Nos piores casos, este tipo de dano pode afetar permanentemente tua capacidade de ter uma ereção. Outros efeitos colaterais potenciais incluem:
⦁ hematomas no pênis
⦁ dor ao longo do eixo
⦁ irritação da pele por fricção
⦁ tecido cicatricial resultante de esfregar com muita força
⦁ disfunção erétil (DE)
Que precauções podes tomar para minimizar os efeitos colaterais?
Se ainda estiveres interessado em experimentá-lo, tomar algumas precauções pode ajudar-te a reduzir a probabilidade de dor, desconforto ou dano ao teu pénis:
Lubrifica teu pénis
Use algo para deixar teu pénis molhado e escorregadio para que não criares muita fricção ou atrito entre a mão e o pénis . A vaselina comum serve, mas também podes usar uma loção suave e sem perfume, óleo de bebé ou qualquer outro óleo alimentar, como azeite de oliva ou óleo de coco, se estiveres em apuros.
Não fiques muito ereto
Em vez disso, percorra cerca de dois terços do caminho até lá. A chave para o jelqing é massagear suavemente e mover o sangue pelos tecidos. Se estás totalmente ereto, o sangue já está bombeando através do tecido esponjoso do pénis a todo vapor, e o tecido está completamente cheio de sangue.
E algumas outras dicas para jelqing e quaisquer outros exercícios de alongamento que tentes:
⦁ Pare se o exercício for doloroso ou desconfortável.
⦁ Sente-se ou encoste-se a uma mesa ou parede enquanto os faz.
⦁ Não faças estes exercícios mais de duas vezes por dia, no máximo, para não te machucares.
⦁ Converse com teu médico se planeias fazer estes exercícios por períodos mais longos todos os dias, faça-os com mais frequência ou faça-os a longo prazo.
Como fazer isto?
Ok, vamos então ensinar-te como fazer a massagem:
Coloca o dedo indicador e o polegar em forma de O, como o sinal de mão “ok”. Coloque o gesto em forma de O na base do teu pénis. Diminua o O até que coloques uma leve pressão no eixo do pénis. Mova lentamente o dedo e o polegar em direção à cabeça do pénis até chegar à ponta. Reduza a pressão se sentires dor. Afrouxe o aperto na ponta. Deves levar cerca de 3 a 5 segundos da base à ponta. Repita isto uma vez por dia por cerca de 20 minutos.
Aqui estão algumas dicas caso queiras mudar tua técnica:
Experimenta com garras, como a pinça. Para fazer isso, coloca o polegar embaixo do eixo, o dedo indicador na parte superior do eixo e aperta suavemente com os dois voltados para baixo (como se estivesses a tentar beliscar algo).
Experimenta sem lubrificante. Usar lubrificante é uma boa precaução de segurança, mas podes ignorá-lo se achares que está a deixar-te super ereto ou superestimulando as tuas terminações nervosas. Apenas toma cuidado para não irritar a pele.
Por quanto tempo deves continuar esta prática para ver os resultados?
A rapidez com que vês os resultados provavelmente depende de quão consistentemente praticas jelq e qual é a tua técnica individual. Não está claro em nenhuma pesquisa existente quanto tempo geralmente leva para ver os resultados de jelqing ou outros exercícios de alongamento.
Em que ponto deves interromper e procurar outras opções?
Deves interromper a prática se sentir algum dos seguintes durante ou após uma sessão de jelqing:
⦁ dor ou desconforto
⦁ coceira
⦁ hematomas ou descoloração
⦁ manchas vermelhas no eixo do pénis
⦁ dormência ou formigamento
⦁ ruptura da veia
O que mais podes tentar?
Aqui estão algumas outras opções – algumas com um pouco mais de pesquisa e sucesso por trás delas – para ajudar a tornar teu pénis mais longo, mais duro ou mais ereto:
Bomba peniana
Para esta técnica, colocas teu pénis em um longo tubo cheio de ar e um mecanismo de bomba suga todo o ar. Isto faz com que o sangue entre no teu pénis e lhe dê uma ereção. Quando estiveres ereto, colocas um grampo na base do pénis para mantê-lo duro (por até 30 minutos) enquanto fazes sexo ou te masturbas.
Dispositivo de tração
Estes destinam-se a esticar o teu pénis ao longo do tempo. Para usar um, inseres teu pénis em uma extremidade do dispositivo, prende esta extremidade em teu pénis e a outra extremidade em tua área pélvica e puxa o dispositivo para que o pénis fique esticado. Em seguida, o deixas esticado (não o suficiente para causar dor ou desconforto) por cerca de 4 a 6 horas por dia durante alguns meses.
Quando deves consultar um médico ou outro profissional de saúde?
Consulta o teu médico se não estiveres a ver nenhum resultado após alguns meses ou simplesmente não estiveres satisfeito com tuas ereções. Aqui estão algumas coisas que deves ter em mente antes de procurar tratamento médico ou cirúrgico:
⦁ O comprimento médio de um pênis ereto é de 5 a 7 polegadas. Se estiveres nessa faixa, podes estar subestimando o comprimento real do teu pénis.
⦁ O stress mental ou emocional pode afetar a tua capacidade de ficar ou não ficar ereto. O teu médico pode recomendar-te consultares um conselheiro de saúde sexual ou terapeuta se não houver nada fisiologicamente errado com teu pénis .
⦁ Ter um pénis curvado ou dor quando ereto pode ser um sinal de doença de Peyronie (DP). Resulta de tecido cicatricial no pénis. Ele pode ser tratado com sucesso com alguns dos mesmos procedimentos usados para alongamento e espessamento do pénis.