O ânus não produz a sua própria lubrificação, isso é um facto! E esta é uma das coisas mais importantes a lembrar quando queres praticar sexo anal. Dor, desconforto e mal-estar são palavras que não combinam nada com o sexo. Por isso, vale lembrar que os lubrificantes não só melhoram a tua experiência, como também, aumentam o prazer e bem estar durante a prática .
Pode ser um tanto complicado encontrar um lubrificante que gostes e muitas vezes, é difícil perceber qual é o mais recomendado. Existem muitos tipos diferentes, à base de silicone, à base de água, a base de óleo, híbrido, com sabores, com efeitos retardantes, com efeito quente ou frio, com aloé vera e muitos outros... A oferta é enorme e avassaladora.
Os dois critérios básicos para que escolhas um lubrificante são: não danificar os preservativos e que tenham efeito duradouro. Vamos ajudar a esclarecer as tuas possíveis dúvidas sobre os dois tipos mais comuns, a base de água e silicone.
Lubrificantes à base de silicone
O silicone é um bom condutor de calor, então o uso dele junto com a fricção do sexo causa muito boas sensações. Por norma, os lubrificantes de silicone são mais duradouros comparados com outros e são muito recomendados para atividades sexuais dentro da água.
Para o sexo anal, este é o tipo de lubrificante que melhor se adequa. A densidade, textura e durabilidade tornam a experiência anal mais agradável e mais suave. Além disso, os lubrificantes à base de silicone são muito versáteis. Além de usar durante o sexo, é também muito bom para masturbação e massagens.
Agora, se pretendes utilizar o lubrificante de silicone com brinquedos, não recomendaríamos. Muitas marcas de brinquedos também não recomendam, porque o lubrificante em contacto com o material de silicone do brinquedo pode deteriorar a integridade do brinquedo.
Lubrificantes à base de água
Os lubrificantes a base de água são a melhor opção para lubrificar, hidratar e proteger a pele ao mesmo tempo. Também são os menos pegajosos, absorvidos pela pele com mais rapidez e muito mais fáceis de limpar. Além de não manchar, ser hipoalergênico, não causar irritação, ainda pode ser usado com preservativos sem preocupações.
Estes são os lubrificantes mais comuns para todo o tipo de sexo, seja anal (ou vaginal). Um ponto negativo do lubrificante à base de água é que não é resistente à água, ou seja, se queres uma aventura na banheira, piscina ou duche, não é esta a melhor opção.
Por outro lado, este tipo de lubrificação é compatível com qualquer tipo de brinquedo sexual. Por ser hidrosoluvel, um lubrificante à base de água nunca irá danificar a estrutura do material dos teus brinquedos.