O Namorico do André, assim se chama a música de Fado Bicha que deu origem ao primeiro Video Clip do grupo que já existe há cerca de dois anos!
Para este grupo a maior bicha do fado era mesmo a Amália! Sim, a Rodrigues :) A versão original a ela pertencia, chamava-se Namorico da Rita. Este tema ganha agora uma segunda vida e dá continuidade à missão de Tiago Lila e João Caçador: trazer ao fado uma nova e disruptiva realidade LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e intersexo).
A data de lançamento (Sexta-feira Santa, feriado religioso que antecede o Domingo de Páscoa) e a escolha dos actores e dos espaços foi rigorosamente pensado. A história de amor entre André, brasileiro, e Chico, angolano que se desenrola no Finalmente, bar no Príncipe Real, em Lisboa, conhecido pelo espectáculo nocturno de drag queens, e no Cais Palafítico da Carrasqueira, em Alcácer do Sal, que permite o acesso dos pescadores aos barcos. É para aqui que André vai quando o peixe se esgota, é aqui que, “entre contentores de atum e garoupa”, como diz a música, se “dá aos amores” com Chico. Foge assim da rejeição da família, que só é conservadora em frente à câmara — o papel de mãe foi atribuído a Manuela Ferreira, que pertence à Amplos — Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual, enquanto Alistair Grant, do grupo de poliamor PolyPortugal, desempenha o papel de pai.
Até agora, o público tinha de visitar espaços da Lisboa marginal, como o FavelaLx, para assistir à teatralidade e ao transformismo do vocalista Tiago, que em palco é Lila Fadista, e ao inconformismo da guitarra eléctrica, a substituir a portuguesa, de João. Agora podemos ouvi-los no you tube e spotify e até assistir a concertos na Music Box em Lisboa e no próximo dia 26 de Junho no esdpaço Maus Hábitos, no Porto!
Mas, esta Marcha do Orgulho é brutalissima e o Fado Bicha não vai mesmo parar!! É que nem menos nem mais!!! Vamos para a Euforia!