Saber escolher o tamanho do preservativo é importante para não se colocar em situações de risco, principalmente porque a função do preservativo é agir como uma camada de proteção contra as doenças.
O tamanho do preservativo é importante por essas duas razões: para que ele não se rompa e/ou saia durante o sexo, mas também pelo conforto masculino.
Como saber o tamanho do preservativo? Descobre antes o tamanho do teu pénis
Primeiro de tudo, tens que saber aproximadamente o tamanho do teu pénis. Não vás medir-lo em todas as direções porque não é necessário! Mas precisas ter uma ideia geral do tamanho (comprimento) e da largura (diâmetro).
Como proceder:
Usa uma fita métrica e começa a medir a partir da base do pênis, no osso púbico, e desenrola até à extremidade do membro. Apesar do tamanho não ser um fator de influência na qualidade do sexo, em Portugal, o tamanho médio de um pénis ereto é de cerca de 15.8 cm.
Depois de medir o comprimento, mede também o diâmetro, a enrolar a fita métrica na parte mais grossa do teu pénis, assim, já terás uma medida do tamanho do preservativo que tens de comprar.
Como saber o tamanho do preservativo? Há um padrão para todo mundo?
Seria pretensioso um fabricante de preservativos dizer que eles têm o tamanho perfeito para qualquer pénis. Porém, ao testar marcas diferentes, é provável que encontres um preservativo que se adeque perfeitamente ao teu pénis.
No geral, existem alguns tamanhos diferentes de preservativos: S, M, L e XL. O tamanho padrão (M) de um preservativo é de aproximadamente 16 cm de comprimento e 52 mm de largura.
Este tamanho é um padrão, do qual podes estar acima ou abaixo. Acima dessa média, podes preferir um preservativo do tipo L ou XL. Os preservativos L ou XL são um pouco mais compridas e um pouco mais largas e, em geral, possuem diâmetros de 53 a 69 milímetros, de acordo com cada marca.
Se o teu pénis estiver abaixo dos 13 cm ereto e, principalmente, se tiver um diâmetro menor, prefira um preservativo de tamanho pequeno, que, em geral, possui o diâmetro de 47 mm ou 49mm.
Lembra-te que não adianta ficar preso às medidas nominais do tamanho, já que os preservativos padrão são bastante elásticos. Se o preservativo de tamanho padrão não for adequado por ficar muito largo ou por ficar muito apertado, o ideal é testar tamanhos diferentes.
Por que todas essas precauções?
Se o tamanho do preservativo não estiver adequado, estarás a correr vários riscos. Primeiramente, se teu preservativo for muito pequeno ou muito grande, corres o risco de que ele rasgue, estoure ou saia do pênis. Isso o expõe às doenças sexualmente transmisíveis. E no caso de casais héteros, ainda existe o risco de uma gravidez involuntária.
Quanto à relação com o prazer, é importante que o preservativo tenha o tamanho adequado. Usar um preservativo mais fino não fará com que sintas mais prazer caso ele seja muito pequeno ou muito grande. O importante é que ele adapte-se o melhor possível à forma do teu pênis.
O preservativo não precisa estender-se até a base do pênis, mesmo que seja esta a recomendação, mas deve estar confortavelmente a cobrir a maior área do pénis. Assim, o tamanho M pode ser adequado para um pênis que esteja um pouco acima da média no comprimento, mas não seja largo o suficiente para o tamanho L.
Vê >>AQUI<< as nossas recomendações de preservativos!