O termo “brincadeira de respiração” refere-se a qualquer atividade sexual que envolva a restrição da respiração. Muitas vezes, em um relacionamento BDSM, um dominante estará restringindo a respiração de um submisso, embora não precises ter uma dinâmica de dom-sub para te envolveres nisto.
Talvez a forma mais conhecida de respiração seja asfixia, mas na verdade existem muitas formas. O jogo de respiração pode simplesmente envolver alguém a dizer a um parceiro para prender a respiração. Também pode significar cobrir a boca e/ou nariz de alguém com a mão ou uma ferramenta como uma máscara de gás ou capuz. (Como podes suspeitar, isto é perigoso.) Alguns podem até considerar mergulhar na água durante o sexo como um tipo de jogo de respiração.
O jogo da respiração às vezes é conhecido como asfixia erótica; a asfixia autoerótica é quando alguém corta o próprio suprimento de ar durante a masturbação. Este ato, aliás, tem uma longa e peculiar história: em 1700, espectadores observavam vítimas penduradas tendo ereções, e alguns médicos começaram a usar a asfixia como solução para a impotência.
Qual é a conexão entre asfixia e excitação sexual?
O jogo de respiração pode ser excitante para alguns, porque cortar o suprimento de oxigênio do cérebro pode causar sensação de tontura. A resposta natural do corpo à falta de ar – sinalizando perigo para o corpo – é liberar hormonas como adrenalina e endorfinas. A liberação destas hormonas pode contribuir para aumentar a estimulação sexual. No sexo em parceria, algumas pessoas ficam excitadas com a dinâmica de poder envolvida no jogo da respiração ou gostam que seja um exercício de confiança.
Por que as pessoas podem gostar/se envolver nesse tipo de atividade?
A redução do oxigênio ou do fluxo sanguíneo para o cérebro pode levar a uma sensação de tontura e, às vezes, sensações de euforia. Além disso, como parte de uma cena BDSM negociada, há uma dinâmica de poder em jogo - deste permissão para alguém fazer algo contigo que poderia matá-lo.
Quais são os riscos envolvidos?
Existem alguns riscos importantes com o jogo da respiração, devido à privação de oxigénio ou sangue no cérebro. Na pior das hipóteses, a pessoa que recebe pode morrer. Isto também coloca a pessoa que está a restringir a respiração em risco, já que as pessoas não podem consentir legalmente em serem mortas. Há também um risco inerente de causar arritmia cardíaca (batimentos cardíacos anormais) e potencialmente parada cardíaca.
Há também riscos menos fatais, principalmente se não houver educação, discussão ou consentimento. Estes incluem, mas não estão limitados a: danos nos ligamentos, coágulos sanguíneos, hematomas, trauma emocional ou psicológico, bem como o potencial de ser acusado de agressão se a pessoa que o recebe não consentir - para não mencionar, é claro, o dano causado ao parceiro não consentido.
Aqui estão algumas alternativas seguras que podes tentar, caso queiras experimentar o breath-play com menos riscos:
Prender a própria respiração
O dom simplesmente diz ao sub para prender a respiração pelo maior tempo possível antes de respirar. Esta é basicamente a mesma coisa que a versão mais arriscada, mas de uma forma mais segura e melhor e a escolha óbvia. Também podes experimentar os dois principais componentes do jogo BDSM: A emoção da ação em si, mais a emoção da troca de poder que tu e teu parceiro negociaram.
Tentar prender a respiração enquanto te masturbas
Novamente, quem disse que precisas de acessórios para experimentar? Simplesmente prender a respiração como se estivesses a mergulhar pode dar-te a mesma sensação e exploração do jogo da respiração. Apenas, por favor, não faças isto por tanto tempo a ponto de ficar tonto e/ou desmaiar.
Brincar com cera
Se gostas de sexo pervertido e arriscado, por que não te envolveres com um jogo de cera? Envolve pingar cera de vela em teu parceiro (ou em ti) de uma maneira super sexy.