Há notícias empolgantes sobre o cancro de próstata. Se ejaculas com frequência, o risco de contrair cancro de próstata pode ser reduzido. Com que frequência é frequente? Um estudo da Harvard Medical School diz 21 vezes por mês. Um estudo australiano semelhante aponta para sete vezes por semana.
Mas há um problema: um estudo da Trusted Source sugere que é apenas uma medida preventiva eficaz em homens com 50 anos ou mais.
O que dizem as pesquisas
As etapas para reduzir o risco de cancro geralmente incluem muitas coisas que não deves fazer. Portanto, pode ser uma boa notícia saber que algo que muitos homens acham prazeroso pode ajudar a reduzir o risco de cancro de próstata.
Os pesquisadores não entendem exatamente por que a ejaculação frequente pode fornecer proteção contra o cancro de próstata. Uma teoria é que a ejaculação livra a próstata de materiais causadores de cancro, infecção e matéria que pode causar inflamação.
Apesar das fortes evidências a favor da ejaculação frequente, a teoria permanece controversa. E há descobertas conflitantes. A maior controvérsia em relação a estes estudos é sobre a idade em que ocorre a ejaculação.
Um Estudo de 2008 determinou que os homens eram mais propensos a desenvolver cancro de próstata se fossem muito sexualmente ativos entre os vinte e trinta anos. O estudo também não encontrou evidências conclusivas de que a masturbação ofereça maior risco do que a relação sexual.
O estudo de Harvard não apoiou as descobertas relacionadas à idade do estudo de 2008. Não encontrou aumento do risco de cancro de próstata relacionado à idade da ejaculação, embora tenha mostrado que os benefícios aumentam à medida que o homem envelhece. O estudo australiano Trusted Source demonstrou um risco reduzido de cancro de próstata se a ejaculação frequente ocorresse durante a idade adulta jovem.
A ejaculação também não parece fornecer proteção contra o cancro de próstata avançado ou agressivo. Mais pesquisas são necessárias para entender melhor a relação entre cancro de próstata e ejaculação.
Quão reduzido é o teu risco?
Um estudo de 18 anos de Harvard com quase 30.000 profissionais de saúde determinou que o risco de cancro de próstata foi reduzido em 20% para homens que ejaculavam 21 vezes por mês, em comparação com homens que ejaculavam de quatro a sete vezes por mês. Um estudo australiano semelhante descobriu que o risco foi reduzido em 36% quando os homens ejacularam sete vezes por semana.
Estás em risco de cancro de próstata?
O cancro de próstata é o segundo tipo mais comum de cancro que os homens têm. O cancro de pele é o cancro mais comum. Nos Estados Unidos, um em cada sete homens terá cancro de próstata em algum momento de sua vida. Os seguintes fatores afetam o risco de contrair cancro de próstata:
- idade: homens com mais de 50 anos correm maior risco de cancro de próstata
- raça: cancro de próstata é mais comum entre homens afro-americanos
- genética: teu risco é maior se um parente próximo tiver histórico de cancro de próstata
- peso: a obesidade pode aumentar o risco de cancro de próstata mais avançado
- nível de atividade: a inatividade física demonstrou aumentar o risco em alguns homens
- dieta: uma dieta rica em gordura animal e láctea e pobre em fibras, frutas e vegetais pode aumentar teu risco
- altura: homens altos podem ser mais propensos a desenvolver cancro de próstata
- exposição química: a exposição química aumenta o risco de desenvolver cancro de próstata.
Também podes ter um risco aumentado se tiveres feito sexo com 30 ou mais pessoas ou se tiveres uma doença sexualmente transmissível. Isto pode ser por causa dos teus hábitos sexuais. Alternativamente, pode ser que tenhas um desejo sexual mais forte devido a níveis mais altos de hormônios masculinos, o que pode ser um fator de risco.
Maneiras de reduzir o risco
As causas do cancro de próstata não são conhecidas. Mas há evidências de que uma dieta e estilo de vida saudáveis podem fornecer alguma proteção. As etapas que podes seguir incluem:
- reduz a ingestão de carne vermelha, gorduras animais e gorduras lácteas;
- adiciona mais frutas e legumes à tua dieta;
- em homens com cancro de próstata, tomar aspirina regularmente pode retardar a progressão da doença.